Veja 3 formas de recuperar uma Nota Fiscal (NFe) antiga!

Conheça 3 opções, desde o Portal NFe até soluções automatizadas, para atender às suas necessidades e evitar problemas com a legislação fiscal.

Ter acesso às notas fiscais, bem como guardá-las, faz parte dos processos necessários para atender à legislação, cumprir obrigações acessórias e outros processos contábeis.

As razões pelas quais as empresas precisam desses documentos são diversas. Primeiramente, é necessário lembrar que é preciso atender aos artigos 173 e 174 do Código Tributário Nacional (CTN), que obriga as empresas contribuintes a guardarem os XMLs dos documentos fiscais por pelo menos 5 anos. A lacuna na obtenção desses documentos pode resultar em autuações e custos para as empresas.

Outro motivo é a necessidade de os contadores obterem uma sequência de XMLs de um determinado período para processos de recuperação de impostos ou comprovação dos impostos a serem recuperados.

No entanto, o desafio é que o governo limita o acesso aos documentos fiscais antigos por 90 dias, devido ao alto custo que uma infraestrutura precisaria para consultar os mais de 21 milhões de CNPJs do país.

Entretanto, existem algumas alternativas possíveis para realizar essa consulta! Por isso, acompanhe 3 principais que separamos para que você possa recuperar uma nota fiscal sem preocupações!

1 – Portal NFe

Como a maioria das empresas precisam, muitas vezes, obter documentos para além do período de 90 dias estabelecido pelo governo, a saída é acessar o Portal NFe.

Na plataforma, você conseguirá fazer o download de um documento por vez, o que tornará o processo mais manual e demorado em casos que requerem uma grande quantidade de notas fiscais.

2 – SERPRO

SERPRO oferece uma solução que vende as informações das notas fiscais eletrônicas (NFe).

Entretanto, essa solução só é recomendada caso o volume de documentos seja grande, pois esse serviço tem um custo.

3 – Fiscal.io Monitor

Outra alternativa é a automação do processo de consulta por meio de robôs, que simulam a interação humana com o portal da NFe.

Essa opção oferece um valor mais econômico do que contratar uma equipe de digitadores para realizar o download em grande volume de documentos. Além disso, permite obter informações relevantes de forma mais rápida e eficiente.

Empresas como a Fiscal.io realizam esse serviço e recupera documentos fiscais do passado seguindo algumas condições específicas.

Escolha a melhor alternativa para recuperar suas NFes

Existem diferentes maneiras de recuperar esses documentos, porém a alternativa dependerá do volume de notas fiscais a serem resgatas e a urgência. 

Para empresas que precisam de um grande volume de documentos, soluções como como a Fiscal.io, são opções mais eficientes e escaláveis.

O ideal é sempre manter um sistema de gestão de documentos fiscais para armazenar os XMLs com segurança. 

Quer saber mais sobre como facilitar a recuperação e o armazenamento de notas fiscais? Entre em contato com a Fiscal.io e veja como podemos ajudar!

Fonte: www.contabeis.com.br/

Precisa de ajuda?