Segurança da informação: ataques cibernéticos afetam 64% das empresas brasileiras

Cerca de 64% das empresas brasileiras enfrentam o desafio de fraudes e ataques cibernéticos.

Segundo estudo divulgado pela Mastercard, em parceria com o Instituto Datafolha, cerca de 64% das empresas brasileiras enfrentam o desafio de fraudes e ataques cibernéticos.

Vale lembrar que a preocupação com a segurança eletrônica é algo global, no entanto, dados mostram uma imprecisão nas decisões tomadas pelas organizações para se protegerem contra os ataques.

Diante disso, criou-se uma norma que pudesse ser aplicada em empresas de vários segmentos, a chamada Internacional Organization for Standardization (ISO/IEC 27001).

A norma aborda questões para implementar, operar, monitorar, revisar, manter e melhorar um Sistema de Gestão da Segurança da Informação, o que acaba dando a oportunidade para identificar e evitar vulnerabilidades e responder de maneira eficaz a incidentes de segurança.

A fim de que a norma apresenta melhores resultados, deve-se haver a educação e conscientização dos funcionários das empresas.

Com esse regulamento, as empresas cumprirão a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e ao mesmo tempo trarão uma maior segurança às organizações.

Ainda de acordo com o levantamento, os ataques digitais e fraudes cresceram 7% na comparação com a primeira edição do Barômetro da Segurança Digital, divulgado no ano de 2021.

De maneira geral, a pesquisa revela que as empresas reconhecem a importância da cibersegurança, no entanto, não aprofundam políticas de segurança e treinamento de seus colaboradores.

Além disso, conforme a Mastercard, 84% dos executivos nas áreas de educação, finanças, seguros, tecnologia, varejo, saúde e telecomunicações citam a cibersegurança como um tema muito importante, porém ainda não é uma prioridade de orçamento para 23%.

Um outro dado levantado é que apenas 35% das empresas brasileiras afirmaram que têm uma área própria para segurança digital, com uma em cada quatro citando um planejamento anual sobre o assunto. Por outro lado, com relação à LGPD, 81% disseram que a lei trouxe benefícios para as companhias.

Por fim, o levantamento aponta que os segmentos de finanças e seguros e tecnologia e telecomunicação são os mais preparados em termos de cibersegurança, ficando à frente das áreas da educação, varejo e saúde.

Referência: www.contabeis.com.br