Secretaria de Agricultura começa a recolher pilhas usadas

Uma campanha promovida pela Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a empresa Green Eletron – Gestora de Resíduos Eletroeletrônicos Nacional, vai coletar pilhas que não têm mais utilidade. A iniciativa tem o objetivo de fazer a destinação final dos objetos, que apresentam um grande perigo quando descartados incorretamente.

A ação ainda não prevê a coleta de baterias de celular, apenas de pilhas de todos os tipos, inclusive as recarregáveis. O recolhimento será feito em um coletor, na sede da Secretaria de Agricultura, situada na Rua Nova Iorque, número 1016, no Jardim Monterey. Os resíduos serão encaminhados de forma adequada para a empresa parceira, responsável pela logística reversa e que possui toda a documentação prevista em lei para o manuseio e reciclagem.

Pilhas de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição são encontrados metais pesados, extremamente prejudiciais ao meio ambiente e perigosos à saúde, podendo desencadear doenças graves, além de contaminar o lençol freático de onde pegamos a água para bebermos.

“Na maioria das vezes, as pessoas descartam as pilhas de forma incorreta porque não sabem o que fazer com esses resíduos. Como são compostas por metais pesados, não podem ser misturadas ao lixo doméstico e nem receberem a mesma destinação. As pilhas em funcionamento não oferecem riscos, o problema é quando são descartadas no lixo comum e passam por deformações na cápsula que as envolvem: amassam, estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido é prejudicial à saúde e a natureza”, explica o engenheiro agrônomo Tadeu Calvoso Paulon.

A secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Silva Andreu Avelhaneda Pigari, convida os jalesenses a abraçarem a iniciativa, para possibilitar que a maior quantidade possível de pilhas, sem vida útil, tenham o seu destino final de forma correta. “O objetivo da campanha é, realmente, evidenciar a necessidade e a importância do descarte adequado desses tipos de resíduos, estimulando a população jalesense a adotar, no dia a dia, essa atitude sustentável”.

Precisa de ajuda?