Redes sociais são as principais aliadas das Pequenas e Médias Empresas

Pesquisa revela que Instagram e WhatsApp são preferências para anúncios e atendimento ao cliente, enquanto pequenos investimentos surtem grandes resultados.

Em um cenário marcado pela crescente digitalização do comércio, as pequenas e médias empresas encontram no Instagram o seu aliado fundamental para a divulgação de suas lojas virtuais.

Segundo dados revelados por uma pesquisa conduzida pela plataforma de comércio eletrônico, Nuvemshop, durante o último ano, aproximadamente 59,5% das empresas enquadradas nesses segmentos optaram pelo Instagram como o principal meio de promoção de seus produtos e serviços.

Entretanto, o Instagram não está sozinho nessa empreitada. O WhatsApp desponta como uma ferramenta essencial não só para a comunicação com os clientes, mas também como um canal de vendas, sendo utilizado por 39% das empresas, de acordo com o mesmo estudo. O Facebook também se destaca, com uma significativa presença, sendo escolhido por 38% das empresas pesquisadas para a divulgação de suas atividades comerciais.

Além disso, o TikTok, uma plataforma em ascensão, vem conquistando espaço gradualmente, alcançando uma fatia de 22% de adesão entre essas empresas.

Quando se trata do atendimento ao cliente, o WhatsApp assume a liderança indiscutível, sendo a opção preferida para 59% dos empreendedores, seguido de perto pelo Instagram, com 50% de preferência, e o Facebook, com 24%.

No que diz respeito à comercialização de produtos, novamente o WhatsApp se destaca como o canal de venda favorito, sendo adotado por 44% dos pequenos e médios empresários. O Telegram também figura com o mesmo percentual de adesão. Em seguida, surge o Instagram Shopping, com 37% de utilização, e a Loja do Facebook, com 22% de preferência entre os empreendedores.

O estudo revela que cerca de 87% dos empreendedores fizeram uso das redes sociais como canais de vendas ao longo do último ano, evidenciando a importância crescente dessas plataformas para o comércio virtual.

Além disso, a pesquisa destaca o crescente investimento em anúncios pagos por parte das pequenas e médias empresas. Metade dos empreendedores entrevistados adotaram essa estratégia em 2023, com 60% deles optando pelo Instagram Ads e pelo Facebook Ads.

Quanto aos valores investidos, a maioria dos participantes da pesquisa direcionou seus recursos para investimentos modestos. Cerca de 34% investiram menos de R$ 300, enquanto 13% investiram entre R$ 300 e R$ 1.000, e 6,5% investiram entre R$ 1.000 e R$ 5.000 em anúncios pagos. Esses números refletem uma tendência de uso crescente de estratégias de marketing digital por parte das pequenas e médias empresas, impulsionadas pelo potencial de alcance e engajamento oferecido pelas redes sociais e seus recursos de publicidade paga.

Referência: www.contabeis.com.br