Com 5.361 atendimentos realizados desde a inauguração, o Posto do Sebrae de Jales (Sebrae Aqui) completa neste 21 de fevereiro, três anos de funcionamento na cidade.
A data foi marcada por uma reunião do Comitê Gestor do Sebrae, realizada na última quinta-feira, 18, para definir quais serão as diretrizes de trabalho e as metas para o cumprimento das ações em 2021, além de direcionar as responsabilidades que cada instituição parceira assume para ajudar a manter a unidade de Jales em funcionamento.
O encontro foi na sala de reuniões e treinamentos da Associação Comercial e Industrial de Jales (ACIJ), com a participação do presidente da entidade, Leandro Rocca, da secretária executiva, Maria Osório, e do chefe do Departamento Comercial e comunicação, Eduardo Monteiro. Representando o Sebrae Regional, estiveram presentes o gerente do Sebrae Votuporanga, Marco Jose Amancio, e a analista da instituição, Carla Bussoloti. A Prefeitura de Jales enviou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Altimari, a diretora de divisão da pasta, Marcia Marques, e a assessora de imprensa do município, Jaqueline Nucci, enquanto o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) teve uma participação virtual do presidente da entidade, Alexandre Rensi, que está na Europa, mas cumpriu a agenda por chamada e vídeo. Apenas o Sindicato Rural de Jales não enviou representantes.
Depois de um ano cheio de dificuldades e que reduziu consideravelmente o atendimento ao público, o principal assunto abordado foi o desafio para melhorar o serviço oferecido aos empresários e empreendedores de Jales e região.
O presidente da ACIJ, onde o Posto do Sebrae está instalado, aproveitou a oportunidade para apresentar as principais reivindicações para melhorar o trabalho. “Hoje o Sebrae Aqui de Jales tem apenas um agente para atender toda a demanda. Quando ele está de férias ou tem algum problema e precisa faltar, a comunidade fica sem atendimento. Isso não pode acontecer. Temos em nossa sede uma gama de serviços de diversas instituições para facilitar a vida do empresário e para ter qualidade no que oferecemos precisamos de todas essas instituições funcionando”, argumentou Leandro Rocca.
O gerente regional do Sebrae, Marcos Amancio, compreendeu o pedido e complementou. “A unidade precisa de mais um agente pois a demanda é alta, inclusive, o MEI é o profissional que mais busca os nossos serviços. A região de Jales é muito grande e temos que prestar um atendimento melhor. Para isso, contamos com o apoio da Prefeitura, responsável por ceder um servidor para completar o quadro de atendentes”, explicou.
Por sua vez, Carlinhos Altimari, que assumiu há poucos dias a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, se comprometeu a levar a demanda ao prefeito Luis Henrique Moreira. “Vou apresentar ao prefeito essa necessidade de ceder um servidor para o Sebrae Aqui para melhorar a prestação de serviço à comunidade jalesense e regional”.
Outra demanda para este ano é a de mais locais para realização de cursos e palestras. Para essa demanda, o Sincomércio se colocou à disposição. “Nós temos espaço no prédio do sindicato, ele está disponível para o Sebrae avaliar a viabilidade de realizar atividades lá”, destacou o presidente, Alexandre Rensi.
Sobre o Sebrae Aqui
O Sebrae Aqui é um canal de atendimento presencial e de articulação criado a partir da celebração de parcerias entre o Sebrae, prefeituras municipais e entidades sem fins lucrativos interessadas na promoção da competitividade, do desenvolvimento sustentável, da melhoria do ambiente legal e de negócios das micro e pequenas empresas, contribuindo com o fortalecimento da economia e o fomento do empreendedorismo local.
Em Jales, o Posto do Sebrae fica no prédio da ACIJ, na Avenida Francisco Jalles, 3.097, no Centro. O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.