Existe uma grande diferença entre o salário que uma empresa paga a seus trabalhadores e o quanto eles, de fato, recebem no final do mês – eles são, respectivamente, o salário bruto e salário líquido.
Entender melhor essa diferença pode ajudar na sua organização financeira e a saber como é calculado seu salário.
O que é salário bruto?
Salário bruto, também chamado de salário base, é a remuneração que um trabalhador recebe por mês, sem considerar os descontos oficiais obrigatórios, como o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e o Imposto de Renda. Geralmente, quando alguém fecha um contrato de trabalho, o valor do salário estabelecido é o bruto, ou seja, sem os descontos aplicados.
O que é salário líquido?
Já o salário líquido é o valor final da remuneração, depois de passar pela dedução de todos os impostos oficiais obrigatórios. Ou seja, o salário líquido é a quantia que o trabalhador receberá em mãos (ou em depósito na sua conta bancária) no fim do mês.
Basicamente:
- o salário bruto, ou salário base, é o salário que a empresa paga aos funcionários, antes dos descontos;
- o salário líquido é o que “sobra” de seu salário bruto após os descontos e contribuições descontados dele.
Quais são os descontos no salário bruto?
No geral, esses descontos são a contribuição com o INSS e Imposto de Renda retido na fonte.
Essas são as contribuições obrigatórias que se aplicam a todo o empregado CLT, mas empresas também podem descontar outros descontos – como vale-transporte, vale-refeição, plano de saúde, etc.
Vale dizer, portanto, que isso varia de empresa para empresa.
Também é importante lembrar que tanto a parcela do IR retido na fonte quanto a contribuição com o INSS são progressivos. Ou seja: quanto maior for seu salário, mais imposto será retido na fonte e maior será sua contribuição com o INSS.
O Imposto de Renda Retido na Fonte, por exemplo, vai da faixa de 5% até 27,5%, a depender do salário bruto do trabalhador – mas também pode não existir, se o trabalhador for isento. Explicamos mais sobre ele aqui.
Por isso, esses valores variam conforme o salário bruto que você receber.
Sabendo qual é o seu salário bruto, fica mais fácil calcular seu salário líquido – ou seja, aquele que cai na sua conta – assim como calcular quais são os descontos que serão aplicados.
Em seu holerite mensal, ou demonstrativo de pagamento, é possível conferir qual é o seu salário bruto e também quais são os descontos que são aplicados, tal como os valores de cada um deles.
Na hora de fazer o seu planejamento financeiro mensal, portanto, é bom considerar o salário líquido – ele é o efetivamente cai na sua conta todo mês.