Começou nesta segunda-feira (7/3) o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons do Brasil todo.
Consumidores que tenham dívidas com bancos poderão fazer a negociação até o dia 31 de março e conferir diversos conteúdos sobre educação financeira no site oficial do mutirão.
O mutirão da Febraban permitirá negociações apenas de pessoas físicas que não possuam bens oferecidos como garantias e com dívidas de bancos ou instituições financeiras.
A iniciativa busca promover maior consciência financeira entre a população, além de oferecer uma oportunidade para reequilibrar os orçamentos familiares.
Como fazer a renegociação de dívidas
Na página oficial do mutirão a população pode consultar se possui dívidas pelo sistema do Registrato.
Se o resultado for positivo e houver dívidas pendentes, a adesão ao mutirão de renegociação pode ser feita direto pela plataforma do Consumidor.Gov.Br ou pelos canais de negociação dos bancos, que terão até dez dias úteis para analisar o pedido e apresentar uma proposta.
Fonte: Portal Contábeis