Jales fica em 15º lugar no prêmio “Cidadania no Campo – Município Agro” do Governo do Estado

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, divulgou nesta semana que Jales ficou em 15º lugar na segunda edição do Prêmio Cidadania no Campo, que aponta os municípios paulistas com o melhor desempenho no desenvolvimento rural sustentável, de acordo com parâmetros técnicos de boas práticas.

No total, 400 municípios credenciados no Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento foram avaliados.  Jales foi classificada com total de 60,50 pontos. O primeiro lugar foi para Sud Mennucci que obteve 91 pontos.

Criado pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, o Programa Cidadania no Campo tem como objetivo estimular as prefeituras a implementar agendas estratégicas para fortalecer a gestão rural local, melhorando a produtividade e a sustentabilidade do agronegócio paulista.

O prêmio se baseia em 10 critérios técnicos: Estrutura Institucional; Infraestrutura Rural; Produção, Distribuição e Consumo Sustentável; Defesa Agropecuária; Abastecimento e Segurança Alimentar; Fortalecimento Social do Campo; Solo e Água; Biodiversidade; Resiliência e Adaptação às Mudanças Climáticas e Interação Campo-Cidade.

Para realizar as análises foram consideradas a qualidade da gestão municipal e sua capacidade de atender bem o cidadão do campo, independente do tamanho dos municípios em termos de habitantes ou orçamento. “Entendemos que premiar os municípios mais envolvidos na promoção do desenvolvimento rural sustentável, estimula os demais a replicar as boas práticas em favor do cidadão do campo, o que impacta diretamente na produção”, ressalta o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira.

De acordo com a secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Silvia Andreu Avelhaneda Pigari, “Jales sempre foi um município reconhecidamente agrícola no Estado de São Paulo. Atribuímos todo esse reconhecimento às instituições aqui presentes, como a antiga CATI, hoje CDRS, EMBRAPA, FATEC, ETEC, sindicatos rurais, às parcerias com os produtores rurais, mas, principalmente, ao apoio incondicional da Prefeitura de Jales e ao trabalho desenvolvido pelos servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente”.

O prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, fez questão de visitar a Secretaria Municipal de Agricultura na tarde dessa quarta-feira, dia 02 de dezembro, e parabenizar os servidores da pasta. Flá ressaltou que “o agro tem importância fundamental na geração de empregos, de oportunidades e de divisas em nosso país. Ele representa 20% da economia do nosso estado. Este reconhecimento é importante e serve de incentivo para nossos produtores rurais e também para que as prefeituras fortaleçam a gestão rural. Parabenizo a nossa secretária de Agricultura, Silvia Avelhaneda e a todos os servidores da secretaria que são os grandes responsáveis por esse reconhecimento obtido através do Prêmio Cidadania no Campo – Município Agro. Foram vocês que vestiram a camisa, trabalharam com comprometimento e dedicação em prol desse setor que movimenta a economia de nossa cidade”.

As quinze primeiras colocadas foram as cidades Sud Mennucci, Alvinlândia, São Bento do Sapucaí, São Francisco, Capão Bonito, Jundiaí, Itapetininga, Guararema, Piedade, Atibaia, Santa Rosa do Viterbo, Dois Córregos, Itatiba, Araçatuba e Jales.

Fonte: Prefeitura de Jales.

Precisa de ajuda?