O Governo de São Paulo atualizou no início da tarde desta sexta-feira o Plano SP de flexibilização da quarentena que classifica as regiões do estado em cores, indicando em qual fase os municípios estão.
A região de São José do Rio Preto, em que Jales está inserida, continua na fase amarela. Dessa forma, o comércio da cidade segue funcionando em horário normal, das 8h às 18h durante a semana e das 9h às 13h aos sábados.
Na fase amarela as regras são as seguintes:
- Capacidade máxima é limitada a 40% de ocupação para todos os setores. Antes, o percentual variava por setor: academias podiam operar com apenas 30% da ocupação, por exemplo.
- O atendimento presencial ao público pode ser feito apenas até às 22h, em todos os setores, exceto no setor de bares, que pode funcionar até 20h.
- O horário de funcionamento passa a ser limitado a 10 horas por dia para todos os setores. Antes, o horário variava por setor.
Em Jales, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura nesta quinta-feira, a cidade já registrou 3.056 casos positivos do novo coronavírus e outras 595 aguardam o resultado de exames. Dos casos confirmados, 2.758 pessoas já estão curadas, 203 seguem em tratamento em casa, 10 estão internadas em hospitais da cidade e região e 85 morreram em decorrência da Covid-19. Entre os casos suspeitos, 593 estão isolados em casa e dois estão hospitalizados.
Já na Santa Casa de Jales, o número de internações que vinha superlotando a ala de síndromes gripais do hospital em dezembro caiu bastante nos últimos dias. Dos 20 leitos de enfermaria, sete estão com pacientes, o que representa 35% de ocupação. Já na UTI, são 12 leitos de tratamento exclusivo da Covid, sendo 11 para adultos e um para crianças. O leito pediátrico segue vazio e seis pessoas ocupam os leitos adulto, o que representa 54,5% de ocupação da Unidade de Terapia Intensiva.