É a primeira vez, desde o início do plano, que o DRS de Rio Preto muda de fase; bares, restaurantes, academias, salões de beleza, barbearias e comércio em geral podem funcionar, mas com a capacidade limitada
Eduardo Monteiro – Assessoria de comunicação ACIJ
O Governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, dia 04 de Setembro, que a área de cobertura do DRS XV – Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto, que abrange 102 municípios, incluindo Jales, está na fase amarela do Plano SP de flexibilização da quarentena. É a primeira vez, desde que o plano foi criado, em maio, que a região muda de fase.
A mudança foi possível por causa da queda na taxa de ocupação de leitos da região que leva em consideração os pacientes internados nos hospitais de Jales, Fernandópolis, Santa Fé do Sul, Votuporanga, Catanduva, Novo Horizonte, Jaci e São José do Rio Preto, que são referência no tratamento contra a Covid-19.
Nesta sexta-feira de manhã, a região de Rio Preto estava com 73,2% dos leitos exclusivos para Covid ocupados. Em Jales, a taxa de ocupação da ala de síndromes gripais da Santa Casa era de 68,7%, sendo 22 pacientes internados, entre enfermaria e UTI, dos 32 leitos totais.
A fase amarela é a terceira do plano de flexibilização. Nesta etapa, vários serviços passam a ser liberados pelo Estado, mesmo que alguns já estivessem funcionando por liberação de decretos municipais. Além do comércio, podem abrir salões de beleza, barbearias, academias e bares, restaurantes e similares, agora com atendimento e consumo dentro dos estabelecimentos, com limitação de 40% da capacidade.
É importante lembrar que todas as regras sanitárias, de prevenção ao coronavírus, precisam ser respeitadas pelos estabelecimentos e clientes, como o uso de máscara, álcool em gel, além de não sair de casa caso tenha suspeita ou confirmação para a Covid-19.