Empresa pode cobrar custo de uniforme de trabalho?

Especialistas explicam direitos trabalhistas em caso de exigência de uniforme de trabalho.

O uso de uniforme de trabalho é exigido por algumas empresas para diferenciar os setores ou para padronizar a vestimenta dos funcionários visando organização, limpeza ou segurança. Porém, isso tem um custo. E, como é para uso do funcionário, será que a empresa pode descontar do salário?

Para responder a essas e outras perguntas, o g1 conversou com as advogadas especialistas em direito do trabalhador Ingrid Raquel Sales dos Reis e Lariane R. Del-Vechio.

Quando a empresa pode exigir uniforme?

A empresa pode exigir do trabalhador o uso do uniforme como previsto no artigo 456 na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Entretanto, quando obrigatório cabem à empresa algumas responsabilidades:

  • Fornecer os uniformes aos empregados em quantidade suficiente, para que não sofram com a falta do item.
  • Custos e despesas da confecção dos itens não podem ser repassados aos seus empregados.

Qual o número de uniformes que a empresa deve fornecer a cada funcionário?

“A legislação não especifica número de uniformes, cabe à empresa avaliar qual a necessidade de cada empregado de acordo com sua atividade, horário de trabalho, higienização e troca”, diz Lariane R. Del-Vechio.

Uniforme de trabalho é EPI (equipamento de proteção individual)?

Uniforme profissional não pode ser considerado EPI, pois sua finalidade é servir de vestimenta para o trabalho e não proteger o trabalhador de acidentes ou exposição a agentes lesivos.

Troca de uniforme conta como hora de trabalho?

Apenas quando a empresa exigir a troca dentro do local de trabalho.

O funcionário que usar o uniforme fora do trabalho pode receber penalidade?

A empresa pode proibir o uso do uniforme fora do local de trabalho. Para isso, a empresa deve deixar clara a restrição, podendo o descumprimento resultar em punição.

Caso o funcionário seja desligado é necessário devolver o uniforme?

“No ato do recebimento do uniforme a empresa deve exigir que o empregado assine o termo de responsabilidade pela devolução do mesmo e em bom estado. Caso não devolva, a empresa pode descontar em folha de pagamento.”, afirma Reis.

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