O Instagram apresentou algumas novidades nos últimos meses. Dessa vez, dois novos formatos de publicidade ajudam as marcas a serem descobertas pelo público, e também funcionam para negócios que desejam criar mais conexão com o consumidor.
O primeiro deles, chamado de “Anúncios de lembrete”, permite que os usuários adicionem a opção de receber alertas sobre eventos específicos no aplicativo. Disponível para todos os anunciantes da plataforma, a sugestão aparece no feed dos usuários e ajuda os anunciantes a criarem reconhecimento e antecipação para as suas próximas ações e novidades.
Quem optar pela configuração receberá até três notificações subsequentes do evento, com a primeira chegando um dia antes, seguida por outras duas 15 minutos antes do início e no horário de início.
Os lembretes também podem ser configurados com até três meses de antecedência e é possível criar postagens adicionais com lembretes para o mesmo evento, sem adicionar novos detalhes.
De acordo com a plataforma, a estratégia funciona bem para as marcas promoverem melhor seus eventos ao vivo. Essa participação amplia as possibilidades de alcance da marca, aumenta a visibilidade e incentiva o engajamento, que pode ser usado para eventos no aplicativo, como transmissões ao vivo ou lançamentos de cursos.
PESQUISA NO INSTAGRAM
A outra novidade também abre espaço para anúncios nos resultados de pesquisa da plataforma. Há tempos o Instagram vem testando publicidade em novos locais para ajudar na descoberta de empresas.
Dessa forma, as pessoas que estiverem pesquisando por um produto ou conteúdo poderão ser impactadas primeiro por um anúncio assim que clicarem e começarem a navegar pelos resultados.
Explicando na prática, um usuário da cidade de São Paulo quer pesquisar por academias em determinado bairro. Esse tipo de pesquisa é muito comum e a maioria dos usuários a realiza por meio de uma hashtag ou sua localização e, assim como páginas oficiais, apresenta publicações de outros usuários nesses locais.
Com a atualização, quando alguém pesquisar um termo específico no aplicativo, como “academia”, as postagens patrocinadas aparecerão com preferência no feed de resultados.
Os anúncios do Instagram já preenchem a página Explorar, Feed de notícias, Reels, Stories e até mesmo perfis de usuários. E, agora, também estará nos resultados de buscas. Os recursos já estão disponíveis para milhões de contas e serão unificados globalmente ao longo dos próximos meses.
Vale lembrar que muito do consumo físico e digital tem como origem as pesquisas feitas pelo Instagram. Os altos índices de consumo no Brasil transformam o vídeo em um formato crucial para o mercado publicitário.
Em 2022, 68% de todo o investimento publicitário foram feitos em vídeo, de acordo com o estudo Inside Video, realizado pela Kantar Ibope Media. O top 10 marcas mais valiosas representaram 71% dos investimentos. O mesmo material mostra que o conteúdo em vídeo alcançou 99% dos brasileiros em 2022.
IMAGEM: Unsplash