Uma das estratégias foi apostar nas vendas pela internet; em algumas lojas, funcionários foram treinados para atender os clientes respeitando as medidas de isolamento
Eduardo Monteiro – Assessoria de Comunicação Acij
O dia dos pais foi bem diferente esse ano, com muita gente mudando os hábitos por causa da pandemia. No comércio de Jales não foi diferente. Praticamente todos os empresários precisaram se adequar à nova realidade.
É o caso da loja em que a Sueli Moraes é gerente, O Boticário. As consultoras de venda passaram por um treinamento para atender os clientes com cuidados especiais em dias de maior movimento. “Na loja teve um fluxo de clientes maior do que a gente estava esperando, levando em conta o momento que o Brasil está passando, e nossa equipe estava preparada para atender todo mundo com todo cuidado. Estamos nos adaptando a esse novo normal. Sobre as vendas, os produtos mais vendidos foram os kits com vários produtos, as colônias avulsas, e itens para barba”, contou.
Como a expectativa não era muito otimista, de vender mais que no ano anterior, uma estratégia utilizada por muitos lojistas foi oferecer condições de pagamento mais atrativas.
Foi o que fez a Ótica e Relojoaria Celes. “A gente já sabia que o momento era diferente, por causa da pandemia, então resolvemos ampliar as formas de pagamento, dando mais opções e mais tempo para o cliente pagar. E o resultado foi ótimo, excelente. Atingimos a expectativa e vendemos muito mais do que a gente esperava. Aqui, os relógios e óculos de sol foram os mais procurados pelos filhos”, explicou o André Celes, gerente da loja.
Já na loja do João Vitor Xavier, a Maroca For Men, do ramo de vestuário, o movimento não foi como no ano anterior, em virtude do horário reduzido de funcionamento do comércio e das condições de atendimento do cliente. O jeito foi apostar nas vendas online. “O dia dos pais deu uma movimentada no comércio, mas como o horário foi reduzido, sem abrir a noite e nem estender durante o dia todo na véspera, a gente não vendeu como em anos anteriores, mas também não foi ruim. A diferença é que também vendemos pela internet, o que ajudou a manter as vendas aquecidas”, disse o dono da loja.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Jales, Leandro Rocca, esse é o momento de inovação. “Agora é a hora da gente pensar em coisas diferentes, que chamem a atenção do cliente. A gente sabe que é um momento difícil, mas Jales tem um potencial muito grande, nosso comércio é forte e deu para ver isso com o movimento do dia dos pais. Com certeza vamos superar essa pandemia e ficaremos ainda mais fortes”, finalizou.