Uma estratégia que pode ter um custo menor, segundo Carlos Cruz, diretor do Ibvendas, é usar o potencial do cliente que já existe no mailing da sua empresa. “Uma saída é pegar o cliente que já compra. Ele fica mais exigente e talvez esteja comparando seu produto com outros. É preciso habilidade para manter relacionamento e gerar valor com seus diferenciais”, afirma. Veja abaixo as dicas de Cruz e Noronha para convencer o cliente em tempos de crise.
- Mostre valor
Se sua empresa vende algo que não é essencial ao consumidor, é preciso mostrar valor.
“Convença o cliente sobre o retorno do investimento. O vendedor precisa fazer enxergar
o problema e ativar a necessidade. Isso demanda mais habilidade, como ter capacidade investigativa e criar confiança”, diz Cruz.
Para facilitar este processo, é o momento de estreitar ainda mais o relacionamento, para o cliente não esquecer sua marca. Manter contato com ele o tempo todo, com
informações sobre produtos e serviços. Cada atendimento tem que ser grande experiência. Hoje, as redes sociais são instrumento poderoso de marketing, fidelização e ampliação dos clientes”, afirma Noronha. - Tenha um atendimento diferenciado
Cliente indeciso precisa de atenção e paciência. “O vendedor precisa ser acolhedor, se conectar, fazer boas perguntas, agradecer o cliente por estar na loja e colocar-se à
disposição o tempo todo, mesmo no final da venda”, diz Noronha. Geralmente, segundo o especialista, as melhores experiências são nas pequenas empresas, que conseguem tratar o cliente pelo nome e conhecem demandas e preferências. “Em pequenos comércios toda interação é oportunidade de aprender com o consumidor, vendo preferências, desejos e coisas que ele valoriza.” - Venda mais para o mesmo
Uma das melhores estratégias para aumentar o faturamento é vender mais para o mesmo cliente. “Uma das coisas é agregar mais produtos e serviços. É um desafio aumentar o ticket médio, mas é preciso aproveitar os clientes que já tem”, diz Cruz. Faça uma boa gestão do estoque para entender quais produtos podem ser complementares e vendidos juntos. - Treine a equipe
Uma equipe bem preparada pode fazer a diferença em momentos de crise. “Os
vendedores têm que ser mais proativos e os gestores devem fazer reuniões com mais frequência, acompanhando números e tendo plano de ação”, diz Cruz.
Para Noronha, a dica é incentivar a equipe a ter um atendimento personalizado.
“Ofereça ao cliente um atendimento personalizado e customizado, ouvindo e
entendendo suas demandas, e tentando fazer uma boa conexão entre seus produtos e as necessidades do cliente”, diz Noronha.