O Ministério da Saúde anunciou nesta semana novas regras de isolamento para pacientes com Covid: de 5 a 10 dias. O protocolo prevê as seguintes situações:
- Isolamento por 5 dias: vale para pacientes sem sintomas respiratórios ou febre nas últimas 24 horas. É necessário fazer um teste negativo para sair do isolamento;
- Isolamento de 7 dias: para sair no 7º dia, basta não ter mais sintomas. Não é preciso testar;
- Se no 7º dia ainda tiver sintomas, o paciente pode fazer o teste e, se der negativo, sair do isolamento. Em caso de teste positivo, o isolamento continua até o 10º dia;
- Após o 10º dia, se não houver mais sintomas, o paciente sai do isolamento sem necessidade de teste.
Em todos os casos de liberação antes do 10º dia, deve-se evitar contato direto com outras pessoas e aglomerações e reforçar medidas como uso de máscara e higienização das mãos.
“Se ao 5º dia completo, o paciente tiver sem sintomas, sem sintomas respiratórios e sem febre e sem uso de medicamento antitérmico e há pelo menos 24 horas , ele deve, se ele optar, ele pode testar nesse 5º dia. E se ao 7º dia o paciente estiver sem sintomas, sem febre, sem uso de medicamentos antitérmicos em pelo menos 24 horas, ele não é necessário testar e pode sair do isolamento. Ao sair do isolamento após 7 dias completos, a gente sempre recomenda manter sempre aquelas recomendações adicionais até o 10º dia. Entretanto, se ao 7º dia ele estiver com sintomas respiratórios ou febre, ele pode fazer a testagem no 7º dia. Se ele tiver, por exemplo, um resultado negativo, ele pode sair do isolamento se estiver sem sintomas respiratório, sem febre, sem uso de medicamentos antitérmicos após 24 horas”, explicou Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Arnaldo Medeiros continuou: “Mas se ele der positivo, ele deve manter o isolamento até o 10º dia e só sair do isolamento se estiver sem sintomas respiratórios, sem febre e sem uso de medicamento antitérmico por pelo menos 24 horas. Se após os 10 dias ele estiver sem sintomas, ao 10º dia ele estiver sem sintomas respiratórios, sem febre e sem uso de medicamento antitérmico e há pelo menos 24 horas, não é necessário testar para o isolamento, e ele sai do isolamento no 10º dia. E como sempre reforçamos, deve manter as chamadas medidas não farmacológicas”.
O protocolo de isolamento dos pacientes com Covid varia de país para país. Depois do surgimento da ômicron, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos estabeleceu isolamento de 5 dias para pacientes que não tiverem sentido sintomas nas últimas 24 horas.
Na Inglaterra, o prazo é de 7 dias para quem testar negativo ou 10 dias para quem não fizer teste. Na França, se o paciente tiver sem sintomas, for vacinado e testar negativo, o isolamento é de 5 dias. Para quem não fizer o teste ou não for vacinado, o isolamento é de no mínimo 7 dias.
A Organização Mundial de Saúde ainda não atualizou o protocolo adotado em maio de 2020: isolamento de 13 dias para pacientes que tiveram sintomas e 10 para os que não tiveram.