O Governo de São Paulo divulgou nesta terça-feira (4) a consulta de valores e formas de pagamento para o acerto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) , que sofreu um aumento médio de 30% neste ano.
Para verificar os valores cobrados, basta ter acesso ao número de registro do veículo (Renavam) e acessar o aplicativo do banco nos smartphones, na aba de pagamentos e verificar a opção dos débitos dos veículos.
Também é possível conferir o IPVA pelo site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado, informando o Renavam e a placa do veículo.
Para aqueles que quiserem acertar o tributo à vista, haverá um desconto maior do que nos últimos anos, de 9% em cima do valor cobrado para veículos usados. A quantia também poderá ser paga em até cinco parcelas, com desconto de 4%, sendo que a primeira poderá ser paga em fevereiro.
Proprietários de veículos 0 km possuem regras diferentes, com desconto de até 3% no pagamento à vista e no parcelamento não há descontos, mas pode ser feito na mesma quantidade de vezes que o usado.
Essas foram algumas das medidas do governo para incentivar e facilitar o pagamento do IPVA neste ano, após a valorização dos veículos durante a pandemia, devido a falta de peças para a produção de novos carros.
O prazo para pagamento varia conforme o final da placa de cada veículo, sendo que aqueles com final 1 são os primeiros a pagar (10 de janeiro) e o final 0 tem um prazo maior (21 de janeiro).