Hemocentro de Fernandópolis, que atende Jales, precisa de doações de sangue com urgência

Unidade é responsável pelo abastecimento de sangue de todos os hospitais das cidades de Jales (Santa Casa e Hospital de Câncer), Santa Fé do Sul, Ilha Solteira, Fernandópolis e Votuporanga.

Em baixa quase que permanente, o estoque do banco de sangue do Hemocentro de Fernandópolis tem sido motivo de preocupação constante para os hospitais da região. Ele é responsável pelo abastecimento de sangue de todos os hospitais das cidades de Jales (Santa Casa e Hospital de Câncer), Santa Fé do Sul, Ilha Solteira, Fernandópolis e Votuporanga.

O Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis, faz parte da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto. Somando todos os hospitais e suas áreas de referência, atende pacientes de 55 municípios da região portadores das mais diversas doenças: como câncer, cardiopatias, hemodiálise, dengue, cirurgias eletivas, urgência, emergência e outras, por isso, não tem condições simplesmente, de suspender suas atividades.

De acordo com a direção da unidade, todas as medidas já foram tomadas para a segurança do doador com relação aos cuidados com o coronavírus. “Por esta razão, solicitamos que transmitam esse apelo que fazemos, para que venham doar sangue, pois nossos estoques estão em estado crítico e se faz necessário, que unamos numa corrente de amor ao próximo, para mantermos nossos serviços, com estoques suficientes para atendermos à todos que eventualmente necessitem”, informou um comunicado do Hemocentro.

DOAÇÃO DE SANGUE SEGURA

A coleta das bolsas de sangue doadas é realizada com material descartável e estéril. Também são realizados testes de sorologia, para identificação de doenças transmissíveis, como HIV e Hepatite B e C.

QUEM PODE DOAR?

Para doar sangue é preciso atender alguns requisitos. Na chegada ao Hemocentro, os doadores passam por uma entrevista clínica.


Veja abaixo alguns dos critérios necessários de acordo com as orientações do Ministério da Saúde:


• Estar em boas condições de saúde;
• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (Menores devem estar acompanhados do responsável legal para doar);
• Pesar no mínimo 50kg;
• Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem o procedimento);
• Estar descansado;
• Candidatos que estiverem no exterior não podem doar sangue por 14 dias a partir da data do retorno;
• Voluntários que tiveram contato com casos suspeitos e confirmados de Covid-19 ficam impedidos de doar sangue por 14 dias;
• Doadores que apresentaram sintomas de possível infecção pelo Covid-19 (casos suspeitos) poderão doar sangue após 14 dias do desaparecimento dos sintomas;
• Aqueles que apresentaram diagnóstico positivo de Covid-19 só poderão doar sangue após 30 dias da recuperação clínica completa (sem sintomas).
Respeitar os intervalos para doação
• Homens – 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
• Mulheres – 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).


A unidade do Hemocentro de Fernandópolis fica na Rua Simão dos Santos Gomes, 266 (ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa) das 8h às 17h de segunda à sexta-feira ou aos sábados das 8h às 12h. Mais informações pelos telefones, (17) 3442-5544 ou 98165-0067.

(Com informações do Jornal Cidadão)

Precisa de ajuda?