ACIJ prepara dicas para pequenas empresas venderem mais no dia dos namorados.

Uma estratégia que pode ter um custo menor, segundo Carlos Cruz, diretor do Ibvendas, é usar o potencial do cliente que já existe no mailing da sua empresa. “Uma saída é pegar o cliente que já compra. Ele fica mais exigente e talvez esteja comparando seu produto com outros. É preciso habilidade para manter relacionamento e gerar valor com seus diferenciais”, afirma. Veja abaixo as dicas de Cruz e Noronha para convencer o cliente em tempos de crise.

  1. Mostre valor
    Se sua empresa vende algo que não é essencial ao consumidor, é preciso mostrar valor.
    “Convença o cliente sobre o retorno do investimento. O vendedor precisa fazer enxergar
    o problema e ativar a necessidade. Isso demanda mais habilidade, como ter capacidade investigativa e criar confiança”, diz Cruz.
    Para facilitar este processo, é o momento de estreitar ainda mais o relacionamento, para o cliente não esquecer sua marca.  Manter contato com ele o tempo todo, com
    informações sobre produtos e serviços. Cada atendimento tem que ser grande experiência. Hoje, as redes sociais são instrumento poderoso de marketing, fidelização e ampliação dos clientes”, afirma Noronha.
  2. Tenha um atendimento diferenciado
    Cliente indeciso precisa de atenção e paciência. “O vendedor precisa ser acolhedor, se conectar, fazer boas perguntas, agradecer o cliente por estar na loja e colocar-se à
    disposição o tempo todo, mesmo no final da venda”, diz Noronha. Geralmente, segundo o especialista, as melhores experiências são nas pequenas empresas, que conseguem tratar o cliente pelo nome e conhecem demandas e preferências. “Em pequenos comércios toda interação é oportunidade de aprender com o consumidor, vendo preferências, desejos e coisas que ele valoriza.”
  3. Venda mais para o mesmo
    Uma das melhores estratégias para aumentar o faturamento é vender mais para o mesmo cliente. “Uma das coisas é agregar mais produtos e serviços. É um desafio aumentar o ticket médio, mas é preciso aproveitar os clientes que já tem”, diz Cruz. Faça uma boa gestão do estoque para entender quais produtos podem ser complementares e vendidos juntos.
  4. Treine a equipe
    Uma equipe bem preparada pode fazer a diferença em momentos de crise. “Os
    vendedores têm que ser mais proativos e os gestores devem fazer reuniões com mais frequência, acompanhando números e tendo plano de ação”, diz Cruz.
    Para Noronha, a dica é incentivar a equipe a ter um atendimento personalizado.
    “Ofereça ao cliente um atendimento personalizado e customizado, ouvindo e
    entendendo suas demandas, e tentando fazer uma boa conexão entre seus produtos e as necessidades do cliente”, diz Noronha.
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