A Rede de Associações Comerciais e a empresa Meta, dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, fecharam uma parceria inédita para capacitar as micro e pequenas empresas (MPEs) para o comércio digital.
Grandes eventos regionais serão realizados pela Meta, em conjunto com as associações comerciais das cidades e as Federações estaduais. Especialistas da empresa de tecnologia estarão presencialmente nas associações para explicar aos empresários as melhores maneiras de se utilizar as redes sociais e o aplicativo de mensagens a fim de ampliar as vendas e divulgar, de maneira mais eficiente, os produtos e os serviços.
“Teremos a oportunidade de levar ao empreendedor o conhecimento necessário para que ele cresça e amplie o faturamento”, diz Kaliana Kalache, head de políticas públicas da Meta. “Vamos detalhar e apresentar ferramentas para que o empresário entenda quais delas funcionam melhor para o perfil do seu negócio”, completa.
Um dos responsáveis por concretizar a parceria, o deputado federal Marco Bertaiolli, presidente em exercício da Facesp, destacou que, agora, as associações comerciais passam a oferecer às MPEs as condições para que elas aumentem a presença digital e, consequentemente, a competitividade.
“Precisávamos agir para diminuir este abismo que existe entre o empreendedor e o uso adequado das mídias digitais. Com a Meta, buscamos na fonte e alcançamos este objetivo”, diz Bertaiolli.
Além do evento regional, a Meta vai capacitar um colaborador da associação comercial para que este possa seguir com o suporte aos empreendedores locais e, ainda, ser um interlocutor entre a entidade e a empresa de tecnologia.
A vice-presidente da Facesp, Adriana Flosi, destaca que agora as associações comerciais passam a exercer o papel de agentes de transformação digital. “Esta é uma dificuldade real dos empreendedores. A capacitação com especialistas diretamente ligados à Meta será um sucesso”, avalia Adriana,
Para Anderson Trautman Cardoso, vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e coordenador do Comitê Jurídico da entidade, a parceria com Meta vai beneficiar a relação da associação comercial com o associado. “A busca constante pela inovação precisa estar entre os temas centrais das associações comerciais”, diz.
IMAGEM: Facesp/divulgação