Com apoio da ACIJ, projeto que pede fim de taxas no carnê do IPTU é aprovado pela Câmara de Jales

Cerca de 3500 assinaturas de eleitores de Jales foram coletadas para criar a ação; projeto foi aprovado por 7 votos a 3, mas deve passar por segunda votação em 22 de agosto

A Câmara de vereadores de Jales aprovou em segunda votação, na sessão da última segunda-feira, 22 de agosto, o projeto de iniciativa popular que revoga a taxa do lixo e as duas contribuições aprovadas em agosto do ano passado na mesma Câmara e que foram incluídas pela Prefeitura da cidade no carnê do IPTU dos contribuintes em janeiro deste ano. A primeira votação do projeto tinha sido duas semanas antes, em 08 de agosto, quando foi aprovado por sete votos favoráveis e três contrários.

Assim como na sessão onde houve a primeira votação, o Plenário da Câmara também ficou agitado na noite da segunda votação e contou com a presença de vários moradores da cidade, representantes de entidades, pessoas ligadas a política e manifestantes.

Depois de ser muito discutido entre os parlamentares, projeto foi votado e aprovado na segunda votação por sete votos favoráveis e três contrários, mesmo placar da primeira votação. Os três vereadores que votaram contra o projeto foram os mesmos que já tinham sido contrários na primeira votação: Andrea Moreto, Ricardo Gouveia e Rivelino Rodrigues. Votaram a favor os vereadores Ana Carolina Amador, Bismark Kuwakino, Bruno de Paula, Elder Mansueli, Hilton Marques, João Zanetoni e Vanderley Vieira.

Carol Amador, Hilton Marques e Elder Mansueli votaram a favor do projeto.

Projeto de Iniciativa Popular

Juntamente com várias outras entidades de classe, clubes de serviço e instituições diversas, a Associação Comercial e Industrial de Jales apoiou o Fórum da Cidadania de Jales no movimento que começou em janeiro de 2022 pedindo o fim das novas taxas criadas em Jales e inseridas no carnê do IPTU: “Taxa do Lixo”, a de “Contribuição de Manejo de Resíduos Sólidos” e a de “Contribuição de Drenagem Urbana”.

Na época, foi realizada a coleta de assinaturas de eleitores de Jales. A Lista de Apoiamento foi preenchida com a ajuda das instituições que fazem parte do Fórum da Cidadania, empresários e moradores que ficaram indignados com os valores considerados por muitos como abusivo na cobrança das taxas.

Cerca de 2.600 assinaturas foram coletadas e o projeto de iniciativa popular foi criado e protocolado na Câmara de Jales em fevereiro deste ano. Depois de ficar meses engavetado, o projeto voltou a ser analisado e votado. Agora, o prefeito de Jales, Luis Henrique Moreira, ainda pode barrar o projeto, que posteriormente pode voltar para Câmara, onde já foi aprovado duas vezes.

A ACIJ reforça que vai continuar lutando pela classe empresarial e pelos interesses da comunidade jalesense, assim como em outras ocasiões.

Integrantes do Fórum da Cidadania, vereadora, populares e representantes de várias instituições acompanharam o momento em que o projeto foi protocolado na Câmara de Jales, em janeiro.
Projeto de iniciativa popular foi protocolado em janeiro deste ano na Câmara de Jales, pelo então presidente da ACIJ, Leandro Rocca, entidade que encabeçou o movimento do Fórum da Cidadania.
Precisa de ajuda?