A data é uma das mais importantes do calendário do comércio e abre a programação das promoções do segundo semestre, que ainda conta com o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal. Um levantamento feito pelo Sebrae, em 2021, mostrou que além dos pais (27%), os maridos, companheiros, noivos e namorados (31%) estão entre as figuras mais presenteadas nesta data. Para os empresários que pretendem impulsionar as vendas nesse período, ainda dá tempo de implementar algumas mudanças e estratégias.
Do presente tradicional ao inovador, o Dia dos Pais traz oportunidades para os mais diferentes setores de atividades. Segundo o levantamento do Sebrae, os presentes mais lembrados foram: vestuário (43%); cosméticos, perfumes, colônia pós-barba (21,4%); comidas para almoço ou jantar (10,1%); chocolates (9,1%), além de bebidas e vinhos (9,1%).
Planejamento é palavra de ordem
Para os empresários que pretendem aproveitar a data para potencializar os negócios, a principal recomendação do Sebrae é planejar. Isso significa, por exemplo, organizar e preparar a equipe, ampliar a presença digital, organizar os estoques, ativar o relacionamento com os clientes, entre outras providências necessárias.
Tudo começa com a gestão do estoque da empresa. O Sebrae tem orientações que ajudam os donos de pequenos negócios na tomada de decisões. Uma das principais regras para alcançar bons resultados é contar sempre com carros-chefes, sendo aqueles 20% de produtos que representam 80% das vendas. Os empresários precisam se programar para não deixar faltar na prateleira esses itens que funcionam como principais atrativos da clientela.
O passo seguinte é fazer com que o público potencial saiba como a empresa se organizou para atender às expectativas dos consumidores no período. Nesse sentido, vale a pena lançar mão das redes sociais onde a marca está presente, além de usar os aplicativos de mensagem para falar diretamente com antigos clientes.
Uma equipe de vendedores preparados é outro passo fundamental para alcançar bons resultados nas vendas do Dia dos Pais e de outras datas comerciais. Além de conhecer os produtos da empresa, os funcionários precisam ouvir e entender as necessidades dos clientes.