Nesta quarta-feira (3), termina o prazo para as inscrições do processo seletivo do IBGE para a contratação de trabalhadores temporários para o Censo Demográfico 2022. São 15.075 vagas para recenseador, que exige nível fundamental completo. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado.
Os candidatos devem levar a ficha de inscrição até um dos postos do IBGE listados no edital. A ficha pode ser acessada neste link.
As vagas são para todo o país – veja o quadro de vagas.
A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, que abrange a titulação acadêmica dos candidatos. A divulgação do resultado do processo seletivo será em 15 de agosto.
A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
A jornada de trabalho recomendável para a função é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.
O que faz um recenseador?
O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador.