Existem muitas empresas que enxergam o processo de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD como um custo e tendem a evitá-lo.
Todavia, muito maior que o “custo” da adequação é o custo que a falta da adequação traz.
Desde o dia 18 de fevereiro estamos acompanhando as Lojas Americanas literalmente agonizando por falta de uma adequação correta à LGPD.
Como eu já escrevi aqui,Mn existem 3 tipos de empresas: as que já foram invadidas, as que serão invadidas e as que estão sendo invadidas neste exato momento e nem sabem, justamente por ausência de processos de adequação e proteção dos bancos de dados pessoais.
Um craker, conhecido como hacker, fica dentro de um sistema, aproximadamente 300 (trezentos) dias antes de anunciar o estrago, por isso a sua empresa ou a empresa de seu cliente pode estar sofrendo ataque neste exato momento e nem sabe.
As Americanas agonizante está perdendo muito mais do que o valor do “custo” de um bom processo de adequação.
De acordo com as informações da Br Investing até 23 de fevereiro as perdas de valor de mercado das Americanas somam R$ 3,5 bilhões de reais.
E agora, Contador, eu te pergunto: O que custa mais, o valor do processo de adequação à LGPD ou o prejuízo que a falta de adequação traz?
E você pode perguntar: Mas se todas as empresas serão invadidas, como um processo de adequação à LGPD poderia ter ajudado?
Muito simples, um processo de adequação à LGPD eleva o nível de segurança do sistema, monitora, mas, principalmente, mantém backups atualizados alocados em sistema distante e seguro do sistema principal.
Se as Americanas tivessem um backup atualizado teriam restabelecido seu sistema em minutos ou horas e não teria amargado esse prejuízo que não tem limite para aumentar.
Um bom exemplo de rápido restabelecimento após invasão, foi o caso da Localiza, que ficou menos de 6 horas fora do ar após sofrer um ataque semelhante ao sofrido pelas Americanas.
Um sistema protegido faz toda a diferença!
Mas além de todo o prejuízo financeiro, há um prejuízo incalculável, que as Americanas vão sentir no longo prazo: a perda da sua credibilidade e o seu branding, ou seja, o valor intrínseco da marca.
Talvez você esteja olhando apenas para as perdas das Americanas, mas as Americanas são um marketplace, um site que hospeda pequenos negócios, em sua maioria microempresas e microempresas individuais que estão com seus negócios paralisados e, estes negócios, não tem “gordura” para suportar tantos dias sem vender.
Quantas famílias estão sendo prejudicadas que vivem deste marketplace?
O impacto desse ataque é muito maior e profundo do que se pensa.
E não podemos esquecer que todos os dados pessoais e de cartões de crédito das operações feitas por esse marketplace estão na mão de um grupo hacker.
Você terá coragem de comprar algo pelas Americanas? Eu não!
Espero que este artigo demonstre a importância de um bom processo de adequação à LGPD e tudo que ele pode evitar.
E você contador, se ficou interessado em aprender como fazer um processo de adequação à LGPD e ajudar seus clientes e não sofrerem o que as Americanas está sofrendo, se inscreva na Maratona de Adequação à LGPD na prática, serão mais de 27 horas de conteúdo online, gratuito e com certificado para você se sentir seguro para adequar qualquer empresa, de qualquer porte, à Lei Geral de Proteção de Dados e você poderá aumentar ainda mais a gama de produtos e serviços que você oferece a seus clientes.
Fonte: https://www.contabeis.com.br/