No atual mercado de trabalho, a importância do networking é incontestável. Longe de ser apenas um jargão empresarial ou uma prática ocasional, expandir a rede de contatos é fundamental para o sucesso profissional em praticamente todas as áreas.
Como coach executivo, Tim Madden, co-fundador e CEO da Executive Upgrades, costuma trabalhar com proprietários de pequenas empresas que se sentem sobrecarregados por expectativas agressivas de networking.
Em artigo escrito para a Inc., o especialista listou seis dicas eficazes de networking para pequenos empreendedores que ele dá para os seus próprios clientes com base em suas frustrações mais comuns de networking.
1. Use o tempo que você tem disponível
Para os empresários que se sentem sobrecarregado e sem tempo, Madden sugere, ao invés de conferências de networking que duram um dia inteiro, videochamadas de 15 minutos com conexões em potencial durante o intervalo para o café.
“Essas interações focadas permitem que você faça conexões significativas sem grandes compromissos de tempo”, explica. “Use seus relacionamentos existentes para transformar um cliente potencial ou um contato útil. Aproveite esses laços adormecidos para apresentar novas oportunidades”.
2. Seja um voluntário
Quando o problema é a dificuldade de entrar em novos círculos ou indústrias, o especialista aponta ser voluntário em uma causa pela qual se é apaixonado como o caminho certo, uma vez que permite que as pessoas façam networking além do seu setor imediato.
“Retribuir cria boa vontade e conecta você com profissionais que pensam como você em lugares inesperados. Seja criativo – encontre oportunidades fora do seu setor ou nicho”, recomenda.
Ele sugere, ainda, que os indivíduos se posicionem como líderes inovadores, oferecendo workshops, treinamentos ou webinars. “Ao compartilhar generosamente sua experiência, você atrai organicamente a atenção de clientes em potencial ideais”, afirma.
3. Encontre pontos em comum
“Às vezes, comparecer a essas enormes salas de conferências pode ser opressor. Ao lutar para quebrar o gelo, inicie conversas organicamente, encontrando pontos em comum”, orienta Madden.
De acordo com ele, essas conexões prosperam ao agregar valor. “Ofereça ideias, recursos ou conexões úteis sem esperar nada em retorno imediato. As pessoas são mais abertas quando não se sentem pressionadas”, garante.
“Também ajuda praticar um argumento de venda curto e genuíno, resumindo o que você oferece. Quando você tem clareza sobre seu valor, as conversas fluem facilmente”, acrescenta.
4. Inicie ou participe de um podcast
“Considere se tornar um convidado em um podcast do setor”, sugere o especialista. Isso, de acordo com ele, permite que as pessoas transmitam sua mensagem para um público mais amplo e estabeleçam conexões com o anfitrião e os ouvintes.
5. Seja social
“Colabore com empresas complementares em concursos, desafios ou brindes de mídia social de marca conjunta. Parcerias criativas ampliam seu alcance e envolvimento coletivo”, diz Madden.
6. Abra a porta do seu escritório
“Ofereça consultas curtas no ‘horário de expediente’ ou sessões de perguntas e respostas para compartilhar sua experiência”, sugere o especialista. Dar conselhos livremente, segundo ele, posiciona as pessoas como um recurso inestimável.