O Dia das Mães, que este ano será celebrado em 14 de maio, é a segunda data comemorativa mais importante para o varejo, ficando atrás apenas do Natal. Segundo uma pesquisa da Fecomercio, 92% dos brasileiros pretendem comprar algo para dar de presente nesse dia, em um movimento que beneficia diversos segmentos, desde roupas e eletroeletrônicos até experiências e serviços diferenciados.
De acordo com Ariadne Mecate, consultora de marketing do Sebrae-SP, mesmo aqueles produtos e serviços menos tradicionais podem ser explorados como opções de presente para as mães, ampliando as oportunidades de vendas. Confira a seguir onze dicas da consultora do Sebrae para empresas que desejam se preparar e aproveitar ao máximo o potencial de vendas deste Dia das Mães.
1. Aproveite e adapte boas práticas: Se você realizou campanhas de Dia das Mães em anos anteriores, procure se lembrar de quais iniciativas funcionaram e quais não trouxeram o resultado esperado. Busque também inspiração em exemplos de outras empresas, sejam elas concorrentes ou mesmo de outros segmentos. Repetir ou copiar boas práticas traz bons resultados.
2. Defina o mix da campanha: Entre os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa, selecione aqueles mais relacionados ao Dia das Mães e com disponibilidade rápida de estoque. Concentre-se nessas opções para criar uma campanha eficiente e atrativa para os clientes.
3. Elabore kits com preços variados: Assim, você atende a clientes com diferentes níveis de poder aquisitivo e também oferece opções para quem procura presentes especiais para a própria mãe e a mãe dos seus filhos e lembranças para tias, avós e outras mães.
4. Capriche nas embalagens: Uma embalagem diferenciada é capaz de transformar uma simples lembrança em algo especial, aumentando as vendas da sua empresa e também a satisfação de quem recebe o presente.
5. Crie campanha de incentivo para vendedores: Ofereça prêmios especiais atrelados a metas de incremento de vendas no Dia das Mães e celebre as conquistas parciais durante os dias que antecedem a data.
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6. Treine sua equipe: Prepare os vendedores para fazer venda consultiva, focada em entender as necessidades do cliente e oferecer soluções personalizadas. Treine a equipe também para responder rapidamente às dúvidas dos clientes, seja pessoalmente, seja por WhatsApp, e-mail ou outros meios. Lembre-se que os potenciais clientes estão pesquisando outras opções de presente ao mesmo tempo.
7. Divulgue as suas ofertas: Comunique as ofertas para a sua carteira de clientes, por WhatsApp ou e-mail, ponha faixas, banners ou cartazes na loja e divulgue os produtos nas suas redes sociais. Você pode utilizar também micro influenciadores, ou seja, pessoas com algum grau de popularidade na sua região, para promover suas ofertas.
8. Cuide da comunicação visual: Crie vitrines, banners e faixas sobre as ofertas especiais para o Dia das Mães, utilizando cores e imagens que remetam ao tema maternidade, e exponha produtos ou serviços relacionados às mães em locais de destaque.
9. Faça parcerias com outras empresas: Você pode deixar seus kits à venda em barbearias, salões de beleza, clínicas de estética, restaurante e outros estabelecimentos da sua região, oferecendo comissão a esses parceiros. Outra opção é montar kits em conjunto com empresas de outros segmentos, como cosméticos, floricultura, loja de chocolates e salão de beleza.
10. Ofereça opções de vale-presente: Isso é interessante para clientes indecisos sobre quais produtos agradariam mais às mães, além de concretizar presentes como tratamentos estéticos, massagens e outros serviços ou experiências. Mas é fundamental investir na apresentação do vale-presente. “Não basta criar um voucher”, afirma a consultora do Sebrae-SP. “É essencial desenvolver uma embalagem atrativa, algo que verdadeiramente pareça um presente.”
11. Aproveite as compras de última hora: Segundo Ariadne, muitos brasileiros costumam deixar a compra de presentes para a última hora. Então, adote uma estratégia especial para atender esse perfil de cliente. Tenha produtos para pronta-entrega, ofereça entrega rápida, amplie o horário de funcionamento e faça uma divulgação especial sobre esse diferencial da sua empresa para aproveitar as vendas para esse púbico